Os participantes do grupo de pesquisa apresentaram um trabalho na INTERCOM 2016 na USP em setembro deste ano. O título e o resumo são os seguintes:
Resoluções de Imagem Audiovisual: Problematizações Conceituais e Empíricas
A resolução de uma imagem audiovisual é frequentemente usada como parte de anúncios de televisores e outros aparelhos, ainda que este dado técnico nem sempre seja compreendido. Neste texto, elaborado a partir dos debates no grupo de pesquisa ViDiCa (PPGCOM PUCRS), propomos uma problematização conceitual sobre resoluções de imagem e discutimos resultados preliminares de um estudo empírico em andamento. Ao longo do segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016, o grupo investigou relações possíveis entre resolução de imagem e narrativa audiovisual elaborando um filmeprotótipo, exibido a uma plateiapiloto que respondeu a um questionário cujos resultados foram analisados. Apontamentos iniciais sugerem que a mudança de resolução não afeta a fruição dos detalhes essenciais da narrativa, mas impede a percepção de nuances de interpretação e direção de arte.
Palavras-chave: resolução de imagem, alta definição, televisão, audiovisual.
Confira o texto integral aqui.
No comments:
Post a Comment